- No dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, Movimento 2020 comemora um ano de sensibilização na área da saúde alimentar
- Em celebração, Movimento 2020 lança conto Infantil que fala sobre a importância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares
Foi há precisamente 1 ano que nasceu o Movimento 2020, um projecto que pretende provocar uma transformação, crescimento e mudança na comunidade científica e no cidadão na área da Saúde Alimentar. Da responsabilidade da Associação Portuguesa de Dietistas (APD), o Movimento 2020 lançou há um ano 20 desafios da área da saúde alimentar que deverão ser cumpridos até 2020 pelos portugueses.
Suportado por várias palatformas digitais (www.movimento2020.org e www.facebook.com/Movimento2020) e por um plano de actividades a 6 anos, durante 1 ano o projecto andou por Portugal a sensibilizar cidadãos, indústria, profissionais e poder central com inúmeras actividades. Desde workshops e avaliações nutricionais na comunidade, formação em escolas, divulgação da Dieta Mediterrânica e seus benefícios para a saúde em diversas Feiras, acções de sensibilização na Assembleia da República, encontros e divulgação do projecto em várias cidades do país, formação em hospitais, empresas, palestras e aconselhamento, entre outros.
Ainda durante este ano, o Movimento 2020 lançou uma petição “Pela inclusão da disciplina ou de conteúdos de educação para a saúde e de economia familiar” nos curricula do ensino básico e secundário; lançou um estudo sobre hidratação nos Hospitais; e iniciou o seu road-show pelo país intitulado “Movimento 2020 na Minha Terra”.
Os 20 desafios lançados à Sociedade Portuguesa assentam numa vontade de mudar o panomaram da saúde alimentar em Portugal, sendo que, para isso, todos precisam de informação, metas concretas e soluções para agir e colocar em prática uma vontade de diminuirmos as doenças crónicas resultantes da má nutrição e de estilos de vida pouco saudáveis. Abarcam áreas como carências e/ou excesso registados na sociedade portuguesa, o ciclo de vida e as diferentes fases da alimentação, bem como a sua importância enquanto vivemos, a economia do país ou cuidados de saúde primários.
Dia da Família celebrado com Conto Infantil
No dia em que comemora 1 ano, o Movimento 2020 pretende reunir as famílias em torno da temática da alimentação. O Dia Internacional da Família celebra-se no mês do Coração e, por isso, este conto fala da importância de uma alimentação equilibrada e variada na prevenção das doenças cardiovasculares, sensibilizando as crianças para este tema, numa linguagem que as mesmas conseguem compreender.
Intitulado "Espinafre, Batata-Frita e o Coração", destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos. A prevalência de hipertensão arterial e dislipidémias, nas quais se encontram hipercolesterolémia (níveis de colesterol no sangue elevados) e hipertrigliceridémia (valores de triglicéridos elevados), são uma tendência crescente nas crianças portuguesas destas idades.
Por isso, é importante ajudar os pais na tarefa de ensinar a importância da escolha dos alimentos certos. Apesar de grande parte da alimentação dos mais novos estar nesta fase nas mãos dos seus educadores e da escola que frequentam, a verdade é que serão os adultos de amanhã, pelo que é importante a formação desde cedo no que respeita a uma alimentação variada, aliada a escolhas e estilo de vida saudáveis.
Faça dowload do ebook: