A redução do consumo de alimentos com elevado teor de gordura é prioritário. As gorduras provenientes de diferentes alimentos são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, mas não quando excedem os valores tolerados e benéficos para o nosso organismo. Não devem exceder os 30% do valores energético diário, sob pena de terem efeitos prejudiciais e que rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.
O consumo excessivo de gordura saturada, gordura hidrogenada, gordura trans, gordura interesterificada e colesterol está associado ao aumento do risco de doenças do aparelho circulatório e cardíaco, aumento do colesterol sanguíneo, particularmente do colesterol LDL ("mau colesterol") e dos triglicerídeos. Desta forma, este tipo de gorduras está associado a uma maior incidência de doenças cardíacas e vasculares com consequências na morbilidade e mortalidade. Temos de controlar o seu consumo.
O que pretendemos com este desafio?
- Reduzir a oferta de determinados produtos alimentares com elevado teor de gordura, principalmente gordura saturada, gordura hidrogenada, gordura trans, gordura interesterificada e colesterol.
- Controlar o fornecimento e venda de produtos alimentares com elevado teor de gordura nos estabelecimentos de ensino, de saúde, nas instituições que prestam apoio social e nos locais de trabalho.
- Incentivar a indústria alimentar e o setor da restauração a desenvolver ações de reformulação nutricional no que respeita à quantidade e qualidade de gordura dos produtos alimentares.
- Capacitar o cidadão para escolher e preparar alimentos com menor quantidade e maior qualidade de gordura.
- Fomentar o uso de azeite como gordura de eleição para temperar e confecionar.
- Envolver o cidadão na definição de estratégias para reduzir o consumo de gorduras e fornecer ferramentas simples para alcançar esse objetivo.
- Mobilizar os profissionais de saúde, as instituições públicas e privadas, o setor da restauração e a indústria para produção, promoção e oferta de produtos com menor quantidade e maior qualidade de gordura.
Como vamos alcançar?
Cidadão
- Identifique nos rótulos dos produtos alimentares a quantidade e qualidade das gorduras que contêm.
- Prefira leite e lacticínios meios-gordos e magros.
- Reduza o consumo de produtos alimentares com gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas e gorduras trans, como bolachas/biscoitos, pão embalado, produtos de pastelaria (bolos, folhados, pasteis), refeições pré-confecionadas, congeladas, enlatadas.
- Escolha carnes magras e de aves, prepare e confecione sem pele e sem adição de gordura saturada (manteiga, margarina, banha).
- Promova o azeite como principal gordura de confeção e tempero, em quantidades moderadas.
Profissionais de Saúde
- Desenvolver estratégias práticas de capacitação do cidadão para a leitura dos rótulos alimentares, para a preparação e confeção de refeições com redução de gordura total e de gordura saturada, trans, hidrogenada, interesterificada e colesterol.
- Promover a adequada oferta alimentar nos bares escolares, fazendo cumprir as recomendações nacionais: "Bufetes Escolares – Orientações".
Instituições Públicas e Privadas
- Disponibilizar nos bares, cantinas e máquinas de vending produtos alimentares/refeições magros ou com baixo teor de gorduras saturadas e colesterol.
- Restringir os produtos alimentares processados com gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas e trans.
- Estabelecer refeições de trabalho como almoços/jantares, pequenos-almoços, lanches/merendas isentos de produtos alimentares processados com gorduras vegetais parcialmente hidrogenadas e trans.
- Em eventos, implementar a "pausa saudável/healthy break" em substituição da "pausa para café/coffee break" com inclusão de frutas e legumes, água, sandes com pão de mistura com fiambre de aves, cremes vegetais, queijos magros, leite/iogurtes magros.
- Disponibilizar informação sobre os malefícios do consumo excessivo de açúcar.
- Desenvolver campanhas massificadas junto da comunicação social de promoção da redução do açúcar na alimentação.
Restauração
- Produzir e disponibilizar produtos isentos, com menor quantidade e melhor qualidade de gorduras.
- Produzir e disponibilizar produtos e menus adaptados a indivíduos com doenças crónicas como doenças cardiovasculares, dislipidemias, obesidade e hipertensão arterial, com menor quantidade e melhor qualidade de gorduras.
- Promover preços competitivos para produtos isentos, com menor quantidade e melhor qualidade de gorduras.
Indústria e Retalho
- Potenciar as estratégias de marketing e publicidade aos produtos isentos, com redução de quantidade e melhor qualidade de gorduras.
- Desenvolver novos produtos alimentares isentos, com redução de quantidade e melhor qualidade de gorduras.